Quem Somos

           Um coletivo de estudantes da UFF Campos, do Curso de Serviço Social, de vários períodos, que se juntou para Lutar por uma nova Universidade: mais democrática e de acesso a toda população.

           Nós não queremos mais fingir que não enxergamos a injustiça, o racismo, a homofobia, a impunidade que existem dentro deste espaço. Defendê-lo é lutar contra isso e mais: é tentar viabilizar formas de alcançar uma educação pública que seja realmente gratuita, laica, popular de qualidade para todos, que mantenha seu tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, mas que estes estejam ao alcance dos seus alunos.

            Consideramos o Movimento Estudantil capaz de enfrentar os antigos problemas institucionais, assim como as novas dificuldades que estão surgindo para nossa Universidade, como o REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Nos colocamos contra esse programa do Governo Federal, visto que pretende aumentar o número de estudantes do ensino superior sem as condições estruturais necessárias para isso. Entendemos que assim, a qualidade do Ensino Superior decresce. Não queremos que aconteça com nossa Universidade o mesmo que ocorreu aos ensinos fundamentais e médios. Queremos Expansão, sim! Mas com qualidade.

          Um exemplo disso são os novos cursos que começaram a funcionar sem espaço físico adequado, num local, por sinal, privado e com um número reduzido de professores. Para enfrentar essa questão procuramos unir forças com esses cursos, a fim de que eles possam participar desse Movimento.

            Defendemos um Movimento Estudantil autônomo, isto é, independente, livre de partidos, reitorias e governos, ou seja que dentro da Universidade não sejam defendidas bandeiras de tais espaços, ao invés de defender os interesses estudantis. Isso não significa que as pessoas não possam defendê-los em outros locais. Queremos um movimento Plural que saiba respeitar as divergências existentes entre as pessoas.

            Mas para que possamos realmente lutar em favor da nossa Universidade precisamos de todos vocês. É importante lembrar aqui que um grupo reduzido de pessoas não consegue fazer muito, mas TODOS UNIDOS somos fortes e podemos alcançar a Universidade Ideal, assim como acessar o que é nosso de direito.

            Como Movimento Estudantil de Serviço Social devemos também nos mobilizar por uma sociedade mais justa, onde haja liberdade de fato. Por isso entendemos M.E (Movimento Estudantil) atrelado aos Movimentos Sociais em geral. Nossa profissão mais que uma visão prática e teórica, nos fornece um “norte” político, uma postura que deve prezar pela “cidadania”, “democracia”, etc., e isso não existe nesta sociedade.

            O Diretório é um espaço de construção de todos, não devendo portanto representar somente aos alunos que compõem seus cargos (por isso uma de nossas lutas é alterar o atual estatuto para que o diretório não fique mais centralizado em uma pessoa e instalar sistema de coordenações, para que todos tenham mais acesso).

            Essa é uma proposta à Construção de um Movimento Estudantil de Luta, Forte, Propositivo, Combativo e Crítico.

            A Luta é de todos! Vamos juntos?      

 Criando esse blog esperamos estreitar nossos laços. Junte-se a nós!

Uma resposta para “Quem Somos

  1. Mariane

    Que iniciativa excelente á de Vcs. Sou docente de Serviço Social da Unilins, e infelizmente o Centro Acadêmico não tem fomentado perspectivas de mudanças ou reflexões no M.E. Como é dito acima, é preciso da articulação de todos para haver transformações significativas. Sem mais, meus sinceros parabéns e continuem a conscientização em prol de “um mundo melhor”..a categoria precisa disso..fazer a diferença!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s